sexta-feira, 7 de julho de 2017

COPA DO NORDESTE : Dirigente vê retrocesso em adeus de Sport e Timbu da Liga: "Pior para os que saíram".

O presidente da Federação Piauiense de Futebol, Cesarino Oliveira, minimizou as saídas de Sport e Náutico da Liga Nordeste. Segundo o dirigente, é preciso respeitar a tradição dos maiores clubes da região, mas isto não pode prejudicar os demais. Para ele, caso se confirme que os dois times não disputarão mais a Copa do Nordeste, quem perde são os próprios clubes.
- Eu tenho visto que é mais negativo para os que saíram. O Sport jogou quatro vezes contra o River-PI e acho que só ganhou uma. Mesma coisa contra o Sampaio, perdeu inclusive este ano. Então a gente não vê essa disparidade. Todo mundo defende melhoria para si. Isso é importante, mas sem atropelar os outros. É uma competição que deu certo, e este são problemas que trazem um retrocesso que não beneficia a ninguém. A imagem não é boa, é uma discussão que não leva a nada - diz Cesarino.

Sport e Náutico pediram desfiliação da Liga Nordeste nesta semana alegando que a Copa do Nordeste, principal torneio da região e vendido pela entidade, estaria trazendo prejuízos esportivos e princiapalmente financeiros para os clubes mais tradicionais. A saída da competição ainda não foi oficializada, mas este deve ser o caminho a ser tomado pelas equipes pernambucanas nos próximos dias. Uma reunião está prevista para acontecer entre os presidentes das federações estaduais na sede da CBF na próxima semana.
Para Cesarino, o argumento para a desistência não é válido. Ele diz que é preciso respeitar a tradição dos grandes clubes, mas defende que a divisão igualitária das cotas de participação entre todos os participantes é um avanço que não deve ser retirado. Piauí e Maranhão, últimos estados a entrarem para a Copa do Nordeste, só passaram a receber as mesmas cotas dos demais a partir deste ano.
- Eles querem que equipe de estados como o Piauí, Maranhão, Sergipe, Paraíba, recebam menos e eles recebam mais, o que nós não concordamos de forma alguma. Que eles sejam grandes, nós respeitamos e queremos um dia atingir esse nível. Mas a partir do momento que há uma isonomia na distribuição do recurso, nós lutamos muito por isso e conseguimos esse ano equilibrar. Não vamos querer esse retrocesso. Sentimos muito se esses times ficarem fora, mas é um direito individual deles. Se não vão disputar, vida que segue - afirma o presidente da FFP.


Entenda


Sport e Náutico anunciaram na última segunda-feira que estavam saída da Liga Nordeste. O Santa Cruz, outro dos grandes times de Pernambuco, não confirmou posição, mas diz que levará a decisão para o Conselho Deliberativo e a tendência é que siga o mesmo caminho. Em entrevista coletiva, dirigentes do Leão da Ilha e do Timbu dizem que o excesso de datas na Copa do Nordeste e o suposto prejuízo financeiro eram os principais motivos da medida.
Os dirigentes também comentaram que pretendem criar um novo torneio, que disputariam em substituição à Copa do Nordeste. A saída dos dois clubes do regional, no entanto, ainda não foi oficializada. Especula-se que os clubes tenham problemas para tomar esta decisão devido ao contrato com a emissora de televisão que detém os direitos de transmissão do torneio.
FONTE : GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário