segunda-feira, 8 de maio de 2017

Clube potiguar conquista vaga no Grand Prix de Judô pela primeira vez na história.

O judô do Rio Grande do Norte conquistou pela primeira vez na história uma vaga para a fase final do Grand Prix Interclubes, principal competição nacional em equipes da modalidade. A Associação Natal de Judô (ANJ) se sagrou vice-campeã do qualifying masculino no último domingo e ficou com uma das duas vagas. O feito é resultado de uma mudança estratégica do judô potiguar, a partir de uma seleção de oito atletas formados nos diversos clubes de Natal para a formação de uma única equipe. A ideia partiu dos próprios judocas.
O Grand Prix é formado por 12 clubes, onde 10 estão garantidos pelo desempenho na última edição e outros dois se classificam a partir do qualifying. A competição tem início em novembro, em Blumenau, e conta com a participação de atletas campeões olímpicos, renomados e da seleção brasileira.
Na campanha de qualificação, a ANJ venceu a Sociedade Morgenau por 3 a 2 nas semifinais, foi à final com a vaga garantida e ficou com a medalha de prata depois de perder por 3 a 1 do Clube Paineiras do Morumby. O judoca potiguar Filipe Dantas, veterano de 35 anos, fez parte da "seleção do Rio Grande do Norte" e ressaltou a felicidade do feito ao conquistar a vaga.
- Nós já fomos para a final comemorando a vaga porque foi um feito histórico para o Rio Grande do Norte. A gente uniu atletas de três gerações para disputar a competição. Eu tenho 35 anos, sou "vovô" da galera. Existem atletas com a faixa-etária de 18 e 24 anos, também - declarou ao GloboEsporte.com.
Foi a terceira vez que um clube do Rio Grande do Norte participou da fase de qualificação. Em outras edições, a participação foi insatisfatória. Desta vez, a criação do clube parece ter incentivado os atletas. Filipe Dantas, por exemplo, retornou ao judô em 2016, depois de sete anos parado para estudar Educação Física, e se dedicou para a conquista. Com 35 anos e exercendo a atividade de professor universitário, o potiguar não tem pretensão de ser atleta olímpico, mas ressalta o futuro dos companheiros.
- Hoje eu faço judô para me manter saudável e fisicamente bem. Participo das competições brasileiras e mundiais, mas não penso mais em Olímpiada porque estou com 35 anos. Mas o nosso grupo é bom, existem atletas que pensam nisso. Temos o Carlos Patrício, quinto lugar no ranking brasileiro sub-21 - conta.

Busca por patrocínios



A classificação para o Grand Prix Interclube, uma competição televisionada, aumenta as expectativas da Associação Natal de Judô para garantir patrocinadores. O primeiro ano da equipe foi de preparação para o qualifying bancando os próprios custos. A intenção é conseguir apoio para melhorar a alimentação dos atletas e a preparação nos tatames. Os pretendentes começam a surgir: pouco mais de 24 horas da conquista da vaga, a ANJ fechou contrato com fornecedor de quimonos de São Paulo.

- Por ser uma competição televisionada, isso aumenta as expectativas. Seria bom para nós, para o judô do Rio Grande do Norte. A CBJ paga todos os custos das equipes para participar do Grand Prix e patrocínios melhorariam a nossa preparação - completou Filipe Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário