quarta-feira, 7 de setembro de 2016

SÉRIE C: "Milagre" para América-RN classificar depende da atuação do ABC; entenda

Foto: Canindé Pereira/América FC/ Divulgação)
A esperança do América-RN em conseguir a classificação à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro passa por um bom desempenho do rival ABC e por uma combinação de resultados bem improvável, mas que é possível. Na sétima posição com 19 pontos, o time rubro ainda alimenta o sonho de avançar ao mata-mata. O Alvinegro é o atual líder do Grupo A e enfrenta dois concorrentes diretos do Mecão - Cuiabá, que está na sexta colocação, e ASA, na quinta posição. Se bater os dois oponentes, o time abecedista dá uma ajuda para o arquirrival e ainda se garante na primeira colocação do grupo.

Para que a matemática favoreça o América-RN, o time rubro, primeiramente, precisa vencer o confronto contra o Confiança, no sábado, às 19h, na Arena das Dunas, que o deixa com 22 pontos. Na última rodada, contra o Remo, em Belém, o Mecão necessita de mais uma vitória. Se concretizar esse resultado, alcança os 25 pontos, com sete vitórias na competição. Além disso, Remo e ASA não podem vencer seus jogos na 17ª rodada. Se um deles vencer, atinge os 27 pontos e elimina qualquer possibilidade de classificação do América.
Em 16 rodadas disputadas até agora, o América é o segundo pior mandante. Em oito jogos em casa, foram apenas duas vitórias, três empates e três derrotas. Ou seja, dos 24 pontos em disputa, conquistou apenas nove. Por outro lado, o retrospecto longe de Natal é mais otimista. Em oito jogos, foram três vitórias, um empate e quatro derrotas. O desempenho é semelhante ao do ASA, mas o Mecão marcou mais gols que o adversário.
Torcedor fanático do América-RN, o funcionário público Reinaldo Alexandre, de 38 anos, ainda acredita que o clube de coração pode chegar ao mata-mata da Série C. Para isso, aposta em duas vitórias do Alvirrubro, nas derrotas Remo, ASA e Cuiabá e no "gás a mais" dos jogadores alvirrubros em campo.

- Com os resultados que eu imagino, os planos ainda são possíveis. O América-RN precisa vencer seus jogos. Eu espero que passe com os 25 pontos e o time consiga a classificação. Temos três adversários que também estão na briga pela classificação e eles precisam perder. Eu acredito que nesse último momento os jogadores possam dar aquele gás e, contando com a derrota dos adversários, a gente passe para a segunda fase - sonha o torcedor americano.

PROJEÇÕES PARA A CLASSIFICAÇÃO DO AMÉRICA

A matemática do América passa pelos 100% de aproveitamento diante de Confiança e Remo, nas duas últimas rodadas. Com isso, chegaria aos 25 pontos, com sete vitórias na competição.

Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

O Cuiabá, que está na sexta colocação, com 20 pontos, é outro que sonha com uma vaga no G-4. Para isso, precisa vencer os dois jogos que fará - ABC e River-PI. Se empatar ou perder para o ABC, em partida pela 17ª rodada, na Arena Pantanal, sai desta briga. 
O ASA, que ocupa a quinta colocação, com 24 pontos, só pode somar mais um ponto nas duas partidas. Se empatar com o Botafogo-PB em casa, no domingo, portanto, terá que perder para o ABC, no Frasqueirão, na última rodada. Caso o time alagoano perca neste fim de semana, o ABC ajuda o América com um empate.
O Remo, que é quarto colocado, com 24 pontos, depende das próprias forças para ficar com uma das vagas no G-4. Para o América seguir com chances, o ideal é que a equipe paraense perca ou empate com o Fortaleza na Arena Castelão. Isto porque América e Remo se enfrentam na última rodada, no Mangueirão, em Belém. Seria uma "decisão", caso todos esses cálculos deem certo, pelo menos na 17ª rodada.
Com as projeções e a matemática na cabeça, o técnico Francisco Diá falou sobre a permanência do sonho do América-RN em conquistar a classificação. As chances de avançar para a segunda fase estão em 3,2%, mas o clube americano ainda vive com o medo do rebaixamento.
- Uma vitória (sobre o Confiança) nos afasta de vez desse pensamento (rebaixamento) e a matemática ainda não diz que a gente está desclassificado. Uma vitória nossa com uma combinação de resultados de ASA e do Remo nos deixa vivos. Nós temos que fazer o nosso papel e vamos aguardar para nos livrar e depois ver qual a pontuação que podemos atingir - planejou o técnico americano.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário