domingo, 25 de setembro de 2016

MMA: Jussier Formiga usa jogo de chão e vence Dustin Ortiz no UFC Brasília

Foto: Getty Images
Com uma atuação estratégica e mostrando muita qualidade no jogo de chão, o peso-mosca brasileiro Jussier Formiga não deu chances para o americano Dustin Ortiz, vencendo a luta por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-27 e 29-28) no UFC Brasília. O resultado coloca o brasileiro, atual número três no ranking da categoria, de volta ao caminho das vitórias - havia perdido sua última luta para Henry Cejudo. Já Ortiz, número 12 do mundo, sofreu sua segunda derrota consecutiva - havia sido derrotado em seu último combate pelo também brasileiro Wilson Reis.

A luta
O duelo começou com os dois lutadores trocando chutes baixos. Ortiz tentou levar Formiga para o chão, mas o brasileiro conseguiu defender o golpe e ficar por cima no chão, na posição de 100kg. Ortiz tentou fazer o "upa" para tentar buscar as costas de Formiga, que fez a movimentação correta e se manteve em vantagem no solo. Após algumas tentativas, Ortiz mostrou muita força e raspou o brasileiro, passando a ficar por cima. Formiga não se desesperou e tentou uma chave de braço, sem sucesso. Mantendo o americano sob controle no chão, com os dois pés na sua cintura, Formiga impedia que o rival montasse e o ameaçasse, se levantando e terminando pressionando Ortiz na grade.
No segundo round, após alguns golpes trocados no centro do octógono, Formiga defendeu mais uma tentativa de queda de Ortiz e voltou a ficar por cima do americano no chão, passando a guarda e conseguindo a montada. O americano tentou explodir, mas Formiga dominou suas costas. Com o cadeado fechado na cintura do rival, o brasileiro passou a buscar um espaço na defesa de Ortiz para encaixar o mata-leão. Ortiz se defendia, mas Formiga trocava com muita agilidade a posição do cadeado, mantendo o americano sob controle. Os dois ficaram na mesma situação até o intervalo.
Os dois atletas voltaram para o terceiro round com muita movimentação, trocando golpes no centro do octógono. Ortiz apostava nas combinações de boxe, e Formiga contra-atacava na mesma moeda. Quando a luta foi para a grade, Formiga dominou as costas de Ortiz e mais uma vez fechou o cadeado na cintura do americano. Com muita habilidade, o brasileiro mantinha o adversário sob controle e buscava incessantemente o pescoço de Ortiz. Sem conseguir encaixar o mata-leão, Formiga deixou que o americano conseguisse sair da posição e o pressionasse nos últimos dez segundos no chão, mas não correu riscos.
FONTE: Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário