terça-feira, 9 de agosto de 2016

AMÉRICA: Crise da camisa 1? Alvirrubro sofre com goleiros desde saída de ídolo

Foto: Canindé Pereira/Divulgação
Vida de goleiro de futebol não é fácil, ainda mais quando a equipe enfrenta uma difícil missão de buscar uma classificação e não encontra a vitória. É pressão da torcida, do treinador, dos companheiros e a cobrança pessoal para não vacilar em um jogo. O caso do América-RN mostra que o descontrole emocional pode prejudicar o rendimento dos goleiros. Daniel, afastado para readquirir a forma física, e Camilo, que assumiu a titularidade e falhou na derrota para o Fortaleza, neste domingo, não ganharam a confiança da comissão técnica e, principalmente, dos torcedores, nesta Série C do Campeonato Brasileiro. A seis rodadas do término da fase classificatória, a esperança do Mecão está depositada nas mãos do recém-contratado Rafael, ex-Globo FC, que deve fazer sua estreia com a camisa americana contra o Salgueiro, no próximo sábado, na Arena das Dunas.

Titular contra o Fortaleza, Camilo falhou nos dois gols do Leão - o primeiro após chutar a bola nos pés de Daniel Sobralense; e o segundo, após uma cobrança de falta de Pio de muito longe. Na estreia dele pela Série C, contra o Remo, também teve falha apontada no gol do atacante Edno, que deu o empate ao clube paraense na Arena das Dunas. Daniel, que iniciou a competição como titular, teve duas falhas bizarras nos jogos contra Cuiabá e River-PI, quando errou na saída da trave e sofreu o gol de empate nas duas ocasiões.

Foto: Akira Onuma/O Liberal
A última vez em que o América-RN teve um goleiro tratado como ídolo foi em 2012, com o ex-goleiro Fabiano Bolla Lora. O "Paredão", como ficou conhecido no Mecão, tinha a confiança de todo o clube e a simpatia dos torcedores. Os acessos com o clube da Série C para a Série A, entre 2005 e 2007; a volta para a Série B em 2011; e o título do Campeonato Potiguar em 2012 deram a Fabiano a consagração no Alvirrubro. Após o título estadual, foi dispensado e não participou da campanha na Série B. De longe, afirma não acompanhar a fase irregular dos goleiros do América-RN, mas acredita que o time possa se recuperar com a possível estreia de Rafael.
Foto: Canindé Pereira/Divulgação
- Acabaram de contratar o goleiro Rafael, que estava no Globo, onde teve um bom destaque. Só ouço falar muito bem dele, mas não o vi jogar. Nesta Série C, eu vi um jogo do América-RN na Arena das Dunas, naquela derrota para o Fortaleza por 3 a 0. A atuação do goleiro Daniel, naquele dia, não foi decisiva para colocar a culpa da derrota nas costas dele. Sei que a situação não está boa, a insatisfação acontece porque os resultados não estão surgindo, mas fico na torcida por dias melhores - comentou Fabiano "Paredão", que mora em Natal e está prestes a lançar uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes com o amigo Robson, ex-zagueiro do América-RN e Globo FC.
Foto: Matheus Magalhães/GloboEsporte.com
Em 2012, com a reformulação para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, Thiago Schmidt assumiu a titularidade. As outras opções do Mecão eram Galatto e Dida, que está com 28 anos e ficou no clube até 2014 - atualmente defende o Campinense.
No ano seguinte, em 2013, houve uma reformulação no plantel que buscava o bicampeonato estadual e Dida virou o dono da camisa 1. O goleiro falhou logo na decisão contra o Potiguar de Mossoró, no Barretão. Levou um "frango" clássico, entre as pernas, em cobrança de falta de Chiquinho. Nos pênaltis, o time mossoroense levou a melhor por 5 a 4. Para a disputa da Série B, o Mecão reforçou o time com Andrey, que havia passado pelo rival ABC e ficou no Mecão até 2014. Viveu bons momentos no clube e tem o respeito da torcida. Só ficou a mancha de, na última partida com a camisa rubra, contra o Paraná, ter falhado em um dos gols da derrota que resultou no rebaixamento para a Série C. Atualmente, Andrey joga pelo FC Mashhad, do Irã. 
Foto: Rodrigo Villalba
Em 2014, o Mecão acabou contratando Fernando Henrique, ex-Fluminense, que foi o titular na conquista do estadual. Experiente, não chegou a ser unanimidade na torcida, que sempre pedia o retorno de Andrey. Assumiu a responsabilidade por falhas pontuais e só perdeu espaço na equipe após sofrer uma lesão na musculatura abdominal durante uma partida contra o Fluminense, pela Copa do Brasil.
Foto: Ferreira Neto
Com o prejuízo nas finanças devido ao rebaixamento para a Série C, o América-RN decidiu não renovar com a maioria de seus jogadores e permaneceu com um elenco mais barato em 2015. Pantera, que havia chegado no fim do ano anterior, permaneceu no grupo, mas foi preterido por Busatto, ex-Grêmio, que assumiu o posto de titular e foi destaque da equipe que venceu o Campeonato Potiguar sobre o rival ABC, no Frasqueirão. Apesar do título, conviveu com críticas e, após sucessivas falhas na Copa do Brasil e Série C, acabou negociado com outro clube.
Pantera, então, ganhou sua oportunidade. Renan Rocha, que estava no Botafogo-SP, chegou a ser contratado para suprir a saída de Busatto, mas não jogou uma partida sequer.
Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
Em 2016, Pantera foi o escolhido para jogar a Copa do Nordeste e o Campeonato Potiguar. Após o bom início de temporada, foi dispensado após a chegada de Daniel, no início da Série C.Pesou contra ele o gol sofrido na partida diante do Gama, pela Copa do brasil.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário