terça-feira, 7 de junho de 2016

OLIMPÍADA: Chuva de alegria e muita emoção na despedida da Tocha Olímpica no RN

Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
A chuva chegou com força, mas não atrapalhou a passagem da Tocha Olímpica pelas cidades de Assú e Mossoró, as últimas do Rio Grande do Norte a terem este privilégio. Conhecidas pelas tradicionais festas de São João que realizam durante o mês, o tour desta segunda-feira acabou sendo apenas um aquecimento para o que vem pela frente. Milhares de pessoas foram às ruas e aproveitaram bem o dia histórico.

Em Assú, a 207 km de Natal, a professora Silvana Fonseca foi a responsável por conduzir a Chama Olímpica no largo da igreja matriz até o palco armado no chamado "Buraco do Prefeito" e ainda cantou o hino nacional.
Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
- Foi muita emoção. Uma honra muito grande fazer parte desse momento que significa a paz entre os povos. Tive medo de faltar fôlego para o hino, mas fui guerreira e não fugi à luta - falou.
O comerciante Willamy Dantas foi o último condutor em Assú e aproveitou os minutinhos de fama sem tensão.
- Estou sossegado. Fiquei muito feliz com o convite e não esperava ser o último aqui na cidade - disse.
Chuva e protesto
Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
Mossoró, segunda maior cidade do estado, recebeu a caravana da tocha com chuva e protesto contra o presidente em exercício  Michel Temer, com faixas, cartazes e camisetas. O ex-atacante Cícero Ramalho, que ficou marcado por fazer parte do Baraúnas que eliminou o Vasco na Copa do Brasil de 2005, abriu o revezamento. Ele parecia até mais fininho do que naquela época que balançava as redes nos gramados.
Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
A carateca Aline de Paula, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, contou com a torcida da família e amigos e foi bastante saudada durante o percurso, assim como o lutador de MMA Leandro Higo, campeão do RFA nos pesos-galo. Quem também curtiu o carinho dos fãs na cidade foi o youtuber Luba, que saiu de Tubarão, em Santa Catarina, para participar da festa no Rio Grande do Norte.
A professora Zelda Caldas acendeu a pira olímpica na Estação das Artes, diante de uma multidão. Ela nasceu em Assú, mas mora em Natal e vibrou com a receptividade da população de Mossoró.
Foto: Divulgação/Mossoró Cidade Junina

Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
- Indescritível. Esta palavra venho dizendo desde que fui convidada pelo Comitê Organizador da Rio 2016, através do programa Transforma Educação. A educação transforma tudo. Não esperava ser a última, e foi uma grande alegria - declarou Zelda.
"Mal entendido"
O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, chegou a integrar a lista de condutores da cidade por indicação do comitê organizador local, mas não carregou a tocha. Ele estava no primeiro ônibus que distribuiu os condutores e o percurso seria na Avenida Presidente Dutra, na Ilha de Santa Luzia. Segundo a assessoria de comunicação da Rio 2016, houve um "mal entendido nesta indicação e ele não foi autorizado a conduzir a Chama Olímpica". Políticos em exercício do cargo e detentores de cargos públicos não podem participar do revezamento. As únicas exceções são para o presidente da república, e o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, sede da Olimpíada.
A Chama Olímpica dorme em Mossoró e nesta terça-feira segue o rumo para o Ceará, passando por Aracati, Aquiraz e Fortaleza.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário