domingo, 22 de maio de 2016

SÉRIE C: Renovado, América-RN acaba jejum contra o ABC e larga bem

Foto: Fabiano de Oliveira
De um lado, o campeão potiguar ABC, que conquistou o título com uma vitória por 4 a 0 em cima do maior rival. Do outro, um América-RN totalmente reformulado, com poucos personagens do fracasso no estadual. Como o futebol sempre tem suas histórias, a estreia das duas equipes na Série C do Campeonato Brasileirou reservou mais uma. Foi justamente um dos remanescentes que garantiu a vitória do Alvirrubro por 1 a 0, neste domingo, na Arena das Dunas. O zagueiro Gustavo foi o herói da noite, dando fim ao jejum que durava quatro jogos - em 2016, tinham sido duas derrotas e dois empates.

O xará dele, Gustavo Bastos, que voltava ao ABC após ficar fora das finais, acabou sendo expulso no início da partida. Apesar da desvantagem numérica, o Alvinegro foi melhor no segundo tempo, mas foi incompetente nas finalizações, amargando o revés.


Pela segunda rodada, o ABC tenta a reabilitação diante do Salgueiro, no Frasqueirão, no sábado. Líder do Grupo A, com três pontos, o América encara o River-PI no Albertão, em Teresina, no domingo.

Quem não faz...

Assim como prometido pelo técnico Sérgio China, o América foi a campo com um time bastante modificado. Da equipe que participou da decisão do Campeonato Potiguar, apenas dois jogadores foram mantidos: o zagueiro Gustavo e o atacante Thiago Potiguar. O zagueiro Richardson estava no grupo do estadual, mas era reserva. Apesar da falta de entrosamento, a nova formação teve uma atuação firme, explorando a lentidão da defesa do ABC. Aos oito minutos, em um desses lances, Thiago Potiguar foi derrubado por Gustavo Bastos na meia-lua, e o árbitro Zandick Gondim não teve dúvida para expulsar o zagueiro, que era o último homem. Na cobrança da falta, Elias por pouco não abriu o placar.

Com um a menos, o Alvinegro suportou bem as investidas do rival e passou a explorar os contra-ataques. Na primeira vez, chegou com perigo com Echeverria. A melhor chance veio com Jones Carioca, aos 45 minutos, mas o estreante Daniel fez uma defesa arrojada. Como a bola pune, nos acréscimos, quem marcou foi o América. João Gabriel cobrou escanteio e Gustavo desviou de cabeça para matar Vaná.

Foto: Fabiano de Oliveira
Na segunda etapa, Raphael Toledo, o mais discreto entre os novatos do Alvirrubro, quase ampliou em batida de fora da área. Vaná salvou no canto. O ABC, então, passou a criar mais e ficou perto do empate em três jogadas. Na primeira, Lúcio Flávio recebeu livre na grande área, deu uma "paradinha" para tirar o goleiro Daniel, mas chutou em cima da marcação. Depois, Filipi Sousa cruzou para Jones Carioca, que, livre, cabeceou para fora. Por último, Lúcio Flávio cruzou, Nando cabeceou e o goleiro americano saltou para fazer ótima defesa. O camisa 10 alvinegro ainda assustou em cobrança de falta nos minutos finais, mas não era o dia do Alvinegro.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário