quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

LAMENTÁVEL: Medalhista olímpico em Sydney lamenta não carregar tocha no RN

O ex-velocista Vicente Lenilson, que foi medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, no revezamento 4x100m, desabafou em uma rede social após ter sido convidado para participar do revezamento da Tocha Olímpica das Olimpíadas de 2016, em dois estados - Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O potiguar agradeceu ao convite, mas criticou o fato de não ter sido escolhido para participar da cerimônia no Rio Grande do Norte.

Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
Natural da cidade de Currais Novos, que fica no interior do Rio Grande do Norte, Vicente citou que existem "manipulações de pessoas deste estado que não fez um pouco do que eu fiz no esporte Mundial e tenha um pouquinho que inveja". Vicente Lenilson mora atualmente em Cuiabá, onde coordena um instituto infanto-juvenil que oferece a prática esportiva para a população. Ao GloboEsporte.com, o potiguar falou das dificuldades que enfrentou na carreira e das críticas que ainda enfrenta por morar longe de casa.
- É difícil a secretaria de esporte estadual não ter sido notificada ainda para isso, porque as Olimpíadas já estão em cima e o revezamento é feito antes. Muitas pessoas acham porque eu não moro mais no Rio Grande do Norte, que eu tenha esquecido as minhas origens. Eu não consigo ficar no estado onde não se tem patrocínio para atletas de alto rendimento. O revezamento da Tocha Olímpica é algo muito especial e pela minha história no esporte, acabei convidado por dois estados - Mato Grosso, que é o lugar em que moro atualmente, e Mato Grosso do Sul. Eu estou em Cuiabá e realizo um trabalho esportivo com crianças e adolescentes em um instituto que idealizei, o Instituto Vicente Lenílson. Em todos os estados, os melhores atletas precisam procurar os centros de alto rendimento para evoluir, como eu fiz anos atrás - revelou.
Secretaria de Esporte do RN se defende
O secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé de França, explicou que as escolhas dos representantes locais não são de responsabilidade das administrações estaduais, mas por indicação de membros do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico do Brasil.
- Participamos de uma reunião em Brasília com alguns representantes do Ministério do Esporte e do COB sobre a existência dos nomes que carregarão as tochas no nosso estado. Nós não temos a incumbência dessa atividade para convidar ou escalar qualquer pessoa, porque essa decisão é restrita aos representantes das instâncias superiores, em Brasília - completou.

Foto: Reprodução/Facebook

A Tocha Olímpica vai percorrer todo o país, em 90 dias de percursos. Mais de 300 cidades receberão o maior símbolo das Olimpíadas e, no Rio Grande do Norte, segundo o Comitê Olímpico do Brasil, Natal e Mossoró receberão a tocha. No entanto, de acordo com a assessoria do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, outras quatro cidades também foram contempladas - Nova Cruz, Monte Alegre, Angicos e Assu. As Olimpíadas ocorrem entre os dias 5 e 21 de agosto.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário