terça-feira, 22 de dezembro de 2015

POTIGUAR 2016: Com oito clubes, FNF deve publicar nova tabela do Potiguar nesta quarta


A desistência do Corintians-RN em participar do Campeonato Potiguar 2016 vai modificar, mais uma vez, a tabela da competição. 

Foto: Augusto Gomes
Antes, o Santa Cruz-RN havia oficializado a saída do torneio, ocasionando a folga de um clube a cada rodada. Ao Globo Esporte.com, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, explicou que a diretoria técnica da entidade está estudando uma nova formatação para o campeonato, marcado para iniciar em 24 de janeiro do próximo ano. A nova tabela deve ser publicada nesta quarta-feira.

- A tabela do estadual vai ser readequada e elaborada por um de nossos diretores. Nós já estamos fazendo alguns estudos, já que esse fato requer a necessidade de uma nova formatação. Anteriormente, o Santa Cruz-RN havia desistido e um clube folgaria por rodada. Desta vez, com a saída do Corintians-RN, os clubes estão em pares e sem folga de um filiado na rodada - disse Vanildo.

Segundo o diretor técnico da FNF, Tibúrcio Batista, o regulamento do estadual será mantido, com o rebaixamento de um clube após a competição. O dirigente explicou que, devido à desistência, Corintians-RN e Santa Cruz-RN só poderão jogar na elite do Campeonato Potiguar novamente se disputarem a segunda divisão.

- Se eles conseguirem se reestruturar e tiveram aptos a participar do Campeonato Potiguar, eles entrarão na segunda divisão em 2017 e buscarão o acesso à elite para o ano seguinte - projetou Tibúrcio.



A desistência de mais um clube do Campeonato Potiguar 2016 deixou José Vanildo preocupado. A principal justificativa dos clubes é a falta de patrocínio. O primeiro filiado a desistir foi o Santa Cruz-RN, justificando a crise financeira e hídrica do município para sair do torneio. Logo em seguida, o Potiguar de Mossoró ameaçou desistir da competição por não ter recebido o repasse da prefeitura. Por último, o Corintians-RN, sem dinheiro e sem acordo com uma empresa de assessoria esportiva, não teve condições de manter uma equipe. O presidente da FNF alega que todos os esforços para auxiliar os clubes do interior do Rio Grande do Norte são realizados, mas que a própria federação luta contra problemas financeiros para a realização das competições estaduais. O dirigente aponta que a crise econômica brasileira afastou os investidores do futebol.

- Infelizmente, é mais um clube de tradição que deixa a nossa competição. É muito triste para o nosso futebol ver que a crise está atrapalhando os nossos clubes. Tive uma conversa com o presidente do Corintians-RN, Raimundo Lobão, reafirmando o apoio da FNF ao clube. O próprio dirigente reconheceu esse apoio, mas o clube não conseguiu uma composição com um grupo de empresários para montar o time, além da grave crise que assola o nosso estado, impedindo o custeio do clube. Ele já encaminhou o expediente com esse fundamento da desistência para nós e temos que compreender essa posição - finalizou.


FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário