segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SÉRIE "B": ABC e Macaé têm confrontos diretos contra os três últimos colocados

Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC
O fim do jejum do ABC com a vitória sobre o América-MG, no último sábado, reanimou o grupo de jogadores e parte da torcida. A matemática, porém, não empolga muito. Restam apenas sete partidas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Alvinegro vai precisar de uma campanha de campeão para escapar do rebaixamento. Se é para acreditar em um milagre, além de se manter à frente de Ceará, Boa Esporte e Mogi Mirim, o time natalense mira o Macaé, primeiro clube fora do Z-4. A distância é de oito pontos. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, o time fluminense tem risco de apenas 9% de disputar a Série C em 2016, enquanto o ABC deve se manter preocupado devido aos 98% de possibilidade de descenso.

O Macaé é o 16º colocado, com 35 pontos - oito vitórias, 11 empates e 12 derrotas. O ABC ocupa a 17ª posição, com 27 pontos, sendo cinco vitórias, 12 empates e impressionantes 14 derrotas, marca negativa que foi ultrapassada somente pelos três últimos colocados na competição - Ceará, 18º com 26 pontos e 16 derrotas; Boa Esporte, na 19ª colocação, com 24 pontos e 17 derrotas; e Mogi Mirim, lanterna da Segundona com 22 pontos e 17 derrotas. A coincidência desta reta final de Série B é que ABC e Macaé ainda fazem confrontos diretos contra estes clubes que também estão ameaçados. O Paraná também pode ter papel preponderante, já que recebe as duas equipes nas duas próximas rodadas.
Quanto aos desafios diante dos adversários que brigam pelo acesso à Série A do Brasileirão, o Alvinegro de Natal ainda encara o Bahia e o líder Botafogo. O Macaé, por outro lado, tem páreo duro contra Náutico e Vitória, ambos em casa. O Alvianil já estabeleceu como meta atingir os 43 pontos. Criciúma, 14° com 39 pontos, e Oeste, 15° com 38, aparecem com 1% de risco de rebaixamento.
Pontuação necessária
Nos últimos sete anos, o primeiro clube a escapar do rebaixamento na Série B atingiu 45 ou 46 pontos. A exceção foi em 2009, quando o Guaratinguetá marcou 43 pontos. Naquele ano, os clubes rebaixados para a Série C foram CRB (42 pontos), Guarani (41 pontos), Ipatinga (31 pontos) e Grêmio Barueri (30 pontos). 
Outro detalhe fica por conta da maior pontuação alcançada contra o descenso. Em 2011, o ASA escapou da queda com 48 pontos. O time alagoano ficou à frente do Icasa, na 17ª posição com 47 pontos; Vila Nova, na 18ª colocação com 32 pontos; Salgueiro, no 19º lugar com 26 pontos; e Duque de Caxias, na lanterna com 17 pontos.

Veja a lista dos próximos jogos de ABC e Macaé:

32ª rodada
Macaé x Mogi Mirim 
Paraná x ABC

33ª rodada
Paraná x Macaé
ABC x Sampaio Corrêa

34ª rodada
Ceará x ABC
Macaé x Vitória

35ª rodada
Macaé x Náutico
Bahia x ABC

36ª rodada
ABC x Mogi Mirim
Atlético-GO x Macaé

37ª rodada
Macaé x Boa Esporte
ABC x Botafogo

38ª rodada
Boa Esporte x ABC
Ceará x Macaé

FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário