terça-feira, 21 de julho de 2015

MMA: Dia de treinamento: Barão afia armas para reconquistar cinturão do UFC

Foto: Marcelo Barone
Em um dia típico de verão no inverno carioca, a temperatura é elevada no último andar da academia Upper, onde treinam os atletas da Nova União. Enquanto diversos atletas treinam em um dos tatames, Renan Barão sobe as escadas carregando uma espaçosa bolsa com seus materiais - como luvas e ataduras.

De início, Barão vai para uma das janelas a fim de evitar que os lutadores em preparação se machuquem. Apesar da presença de mais de uma câmera, no último dia 16, Barão, vestido com a camisa da Kimura, equipe liderada por seu mestre, Jair Lourenço, esbanja descontração ao provocar seus parceiros, que fazem sparring na academia. 

Foto: Marcelo Barone
Quando Barão - acompanhado por seu inseparável preparador físico, Breno Brígido - se desloca para o outro lado do local, a coisa começa a ficar séria. Ele troca meia dúzia de palavras comJohnny Eduardo, que lapidou seu muay thai durante o camp, ao passo que coloca a bandagem nas mãos para, em seguida, aquecer. Quando Breno afivela o aparador de chutes no amigo, Barão se aproxima para brincar com o também peso-galo do UFC.

Quando o treinamento começa, Barão vira a chave e a concentração toma conta de seu semblante. Ele está na reta final de preparação para a luta contra TJ Dillashaw, válida pelo cinturão da categoria, está programada para dia 25, no UFC Chicago. É o reencontro do brasileiro contra o algoz que o nocauteou e tomou seu título.

Com tudo pronto, Barão esboça os primeiros movimentos. Chuta fraco. Calibra com mais força e, ao soltar a perna, leva um tombo, provocado pelo piso escorregadio. Precavido, Dedé Pederneiras pede que o potiguar vá treinar dentro do ringue. 

Dentro das quatro linhas, Dedé fica em um dos córneres e, do lado de fora, Breno fica encarregado de marcar 15 segundos no relógio. Explica-se: Barão trabalha a trocação com Johnny Eduardo durante este período e, ao ser avisado, um outro sparring se movimenta rapidamente diante do potiguar com o intuito de testar sua velocidade, característica que Dillashaw mostrou ser um de seus trunfos. Ao fim dos 15 segundos, os potentes chutes de Renan Barão entravam em cena outra vez.

- Não é você quem caça ele (Dillashaw). É ele quem caça você - orienta Dedé, olhando Barão trabalhar jab e direto diante do parceiro de treinos..

Foto: Marcelo Barone
Em outra sessão, após beber água e tirar a camisa ensopada de suor, a parte de movimentação dá lugar ao jogo de solo. Após 15 segundos apurando a trocação, o potiguar trabalha por baixo e por cima.

- Sai de baixo. Finaliza ou raspa, Barão - comenta Dedé.

Em novo intervalo, Renan Barão, aparentando estar com o gás em dia, senta-se e acena positivo com a cabeça ao ser perguntado por Dedé, que queria saber se ele havia se sentido bem. O desafiante ao título se hidrata, descalça as luvas e passa a "castigar" o aparador com chutes alto e baixos. O talento e a determinação do lutador deixam Dedé Pederneiras certo de que o título estará na mala do potiguar no próximo fim de semana.

- O Barão está muito, muito bem para essa luta. Claro que pode levar um soco e a luta acabar em um minuto. Mas não acredito que isso aconteça. Estou muito confiante de que ele trará o cinturão de volta. Ficarei surpreso se isso não acontecer.



UFC: Barão x Dillashaw 2
25 de julho, em Chicago (EUA)

CARD PRINCIPAL- a partir de 21h (horário de Brasília)
Peso-galo: TJ Dillashaw x Renan Barão
Peso-galo: Miesha Tate x Jessica Eye
Peso-leve: Edson Barboza x Paul Felder
Peso-leve: Joe Lauzon x Takanori Gomi

CARD PRELIMINAR - a partir de 17h15m (horário de Brasília)
Peso-meio-pesado: Gian Villante x Tom Lawlor
Peso-leve: Jim Miller x Danny Castillo
Peso-meio-médio: Kenny Robertson x Ben Saunders
Peso-galo: Eddie Wineland x Bryan Caraway
Peso-leve: Daron Cruickshank x James Krause
Peso-leve: Ramsey Nijem x Andrew Holbrook
Peso-galo: Jessamyn Duke x Elizabeth Phillips
Peso-meio-médio: Zak Cummings x Dominique Steel


FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário