domingo, 22 de março de 2015

POTIGUAR 2015: Em lados opostos, irmãos duelam por título do primeiro turno do Potiguar

Foto: Canindé Pereira/Divulgação
O domingo vai ser bastante especial para uma família norte-rio-grandense. O palco da festa vai ser um dos estádios construídos para celebrar a Copa do Mundo no Brasil, a Arena das Dunas. A partir das 18h45, a família Horácio de Lima vai prestigiar um duelo entre os irmãos Claudiano e José Antônio. Ligados pelo sangue, eles ficarão separados por 90 minutos devido à profissão que exercem: o futebol. Eles são atrações do clássico Alecrim x América-RN, que decide o título do primeiro turno do Campeonato Potiguar.
 
O mais velho é Claudiano, mais conhecido como Piúba. Revelado pelo São Gonçalo, ele quase pôs fim à promissora carreira de volante por conta de atos irresponsáveis com o envolvimento com bebidas alcoólicas, o que prefere deixar no passado e olhar para o futuro como uma nova chance. Aos 28 anos, Piúba é o segundo filho de quatro irmãos e teve a oportunidade no Alecrim de fazer o que mais gosta, que é jogar bola.
 
O mais novo é José Antônio, ou simplesmente Zé Antônio Potiguar. Aos 24 anos, uma das últimas boas revelações do América-RN soube esperar a sua vez, em meio a idas e vindas por outros clubes, além de sofrer graves lesões em que foram necessários longos períodos de recuperação. Hoje, carrega a responsabilidade da titularidade no time de Roberto Fernandes.
 
A dupla é natural de Montanhas, cidade que fica a 87 km de Natal, quase divisa com a Paraíba. Das terras produtivas ligadas à agricultura, os irmãos mostraram outro gosto. Correr atrás de uma bola e sonhar em ser jogador de futebol.


Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
- Todo cara tem um sonho, nem que seja uma vez na vida, de ser jogador de futebol. Para todo jogador, o maior sonho é jogar num estádio como esse, e eu estou realizando o meu. Pisar nesse gramado e jogar aqui pela primeira vez é uma grande emoção - disse, emocionado, o volante Piúba, ao lembrar os problemas que enfrentou na carreira e de como deu a volta por cima.
 
A vontade de vencer é exemplo para o mais novo. Zé Antônio Potiguar afirma que Piúba é seu grande exemplo no esporte e que se inspira no "mano" para trabalhar todos os dias no América-RN.
 
- Meu irmão mais velho também joga futebol, mas ele (Piúba) foi o que mais eu me identifiquei, pelo fato de ter visto mais ele jogando do que meu irmão mais velho. É um cara que eu tenho um enorme carinho, amo de coração mesmo e respeito muito no futebol - falou. 

PRIMEIRO DUELO

A final do primeiro turno entre Alecrim e América-RN será a primeira vez em que os irmãos vão se enfrentar como profissionais. Nos campos de chão batido pelo interior do estado, quando estão em períodos de férias, a dupla se aventura em peladas com amigos, vizinhos e parentes. Diferentemente da premiação deste domingo, que vale uma vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2016, as outras vitórias são presenteadas com muito amor e carinho da família. Piúba, por sinal, já fez seu trabalho "fora de campo" e escalou como líder da sua torcida a sua mãe.  

Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
- Estive conversando com a minha mãe e alguns parentes estão divididos. Mas ela disse que vai torcer por mim no domingo e ele vai ficar sem ninguém para torcer por ele. Vai ser legal o jogo. Toda a família vai estar reunida nessa decisão e vamos fazer a festa para mim e para ele - planeja Piúba.
 
A ansiedade e o nervosismo são evidentes em ambos, embora o motivo do duelo seja profissional. Os irmãos Piúba e Zé Antônio não se esquecem que é preciso muita concentração e atenção para ouvir as táticas dos seus treinadores. 
 
- Acho que os dois estão nervosos. Nós conversamos durante a semana e os dois falaram isso. Na verdade, é um pouco mais de ansiedade porque o jogo vai ser muito importante para as nossas vidas - destaca o volante do Alecrim, que precisa da vitória para ser campeão.
 
Já Zé Antônio, que sonha com o tricampeonato estadual - os primeiros foram em 2012 e 2014 -, acredita que a conquista do primeiro turno deste ano será um grande passo para sonhar com mais um título. O Mecão ainda tem a vantagem do empate por ter melhor campanha, com 20 pontos.
 
- Somos irmãos, mas na hora que começar o jogo a gente esquece de tudo e só conversa depois do jogo - revela. 

SONHO COM O TÍTULO

Foto: Canindé Pereira/Divulgação
A dupla está confirmada como titular em seus times e só espera o apito do árbitro Zandick Gondim para dar início à briga pelo título do primeiro turno. No último treino do Alecrim, o técnico Anthoni Santoro destacou que a presença de Piúba deu um "toque de qualidade" ao meio-campo alviverde. O jogador sabe que o título pode dar uma guinada na sua carreira, e acredita que todo o elenco do Verdão está empenhado em sair com a vitória neste domingo.
 
- Espero que possamos vencer porque vai ser muito importante para a história do clube. Ainda não parei para pensar nessas coisas. Meu foco é a partida de domingo. Estamos treinando muito forte e vou entrar em campo com toda a minha força para conquistarmos a vitória - contou Piúba.
 
No lado alvirrubro, Zé Antônio ganhou a confiança do treinador Roberto Fernandes e forma com Flávio Boaventura a zaga titular do América-RN desde o começo da temporada. Mesmo assim, o jogador torce pelo sucesso do irmão, mas ressalta que vai brigar pelo título a qualquer custo.
 
- A expectativa para o jogo é boa. Espero que ele faça um bom jogo, mas que eu faça um jogo melhor que o dele e que o América-RN possa se sagrar campeão - concluiu.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário