quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

POTIGUAR 2015: FNF modifica tabela e Campeonato Estadual, começa no dia 1º de fevereiro


Foto: Reprodução/Inter TV Cabug
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol alterou a data de início do Campeonato Potiguar 2015. Prevista para o dia 25 de janeiro, os jogos começarão no dia 1º de fevereiro. Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, a justificativa para a mudança foi a dificuldade de alguns clubes filiados, como o Corintians-RN, de confirmar a presença na competição. Outro motivo foi o comunicado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em adotar um padrão de datas para o início dos campeonatos estaduais.

- Nós tivemos alguns problemas e avaliamos a necessidade da FNF quanto a adotar uma cautela e a segurança no início do campeonato. É publico e notório, a dificuldade de alguns clubes na participação no estadual. Tivemos a confirmação nesta quarta-feira de que o Corintians-RN vai participar do estadual, o que é muito bom para nós - afirmou José Vanildo, em entrevista à Rádio Globo Natal.

O formato de disputa da competição continua o mesmo, com a presença de 10 clubes. No primeiro turno, os clubes fazem um mata-mata e os dois piores classificados realizam jogos de ida e volta. O perdedor será rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Potiguar. No segundo turno, oito equipes jogam entre si e decidem o campeão. Caso a mesma equipe conquiste os dois turnos, será o campeão estadual. Se houver dois times como campeões do primeiro e do segundo turnos, haverá a final com dois jogos.

Conforme o vice-presidente da FNF, Tibúrcio Batista, todas as rodadas estão marcadas, previamente, para os domingos, com exceção da quinta rodada, marcada para uma quarta-feira. Para Tibúrcio, a nova tabela beneficia todos os clubes, que terão um período a mais para treinamentos.

- A tabela permanece com a mesma ordem que foi estabelecida em sorteio, e nós, não poderíamos modificar em virtude das datas. A sequência de jogos permanece a mesma. Com o benefício com essa modificação, é que todas as rodadas ocorrerão aos domingos, com exceção da quinta rodada, que será em uma quarta-feira. Para os clubes, será bom para o planejamento e para os treinos. Nós teríamos o término do primeiro turno no dia 22 de março. As datas do segundo turno serão definidas posteriormente, após a definição dos oito classificados para a returno. Não houve prejuízo, já que a antecipação tinha sido feita mais em caráter preventivo - ressaltou.

Foto: Augusto Gomes
Durante o período do Carnaval, a rodada deve ser realizada no dia 14 de fevereiro. Contudo, como o América-RN disputará uma partida pela Copa do Nordeste no dia 11 de fevereiro contra o Confiança, e precisará de um tempo maior para descanso do seu elenco. Com isso, a partida contra o Globo FC deve ser realizada no domingo de Carnaval, dia 15 de fevereiro.

- No final de semana de carnaval, esse jogos ocorrerão no dia 14 de fevereiro, que é um sábado. A exceção deve ser o jogo do América-RN com o Globo FC, atuando no domingo de Carnaval, porque o América-RN tem um compromisso na quinta-feira anterior, pela Copa do Nordeste - explicou.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário