quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

MACAU: A febre do Slackine chegou a terras da salinas

A prática de Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar.

O SLACKLINE também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. O esporte se dividi em algumas modalidades.

O TRICKLINE é a modalidade mais praticada do slackline. Geralmente praticado a partir de 60 cm de altura, permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino. 

       Já o LONGLINE é a prática do slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros, esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.

    Por sua vez, o HIGHLINE é praticado em alturas superiores a 5 metros requerendo muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.

O WATERLINE é a pratica do slackline sobre a água.
Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.

O esporte no Rio Grande do Norte esta sendo difundido por jovens e adultos, porem por ser um esporte novo, os atletas vem enfrentando dificuldades para conseguir apoio. Na capital do estado a pratica do esporte já e frequente por grupo de jovens em praias como Ponta Negra, Praia dos Artistas, praças e áreas de lazer. 

Na cidade de Macau o esporte é novo, chegou à cidade há apenas um mês, os irmãos Geilson Araujo e Jefferson Lopes deram inicio ao esporte, até então pouco conhecido na cidade. O esporte aqui em Macau é praticado na Praia de Camapum e no lazer. Todavia, a prática foi proibida em outros locais públicos por não possuírem um ofício autorizando a utilização do espaço para a prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário